Friday, January 26, 2018

"The Post - A Guerra Secreta" (The Post)



O novo filme de Steven Spielberg, "The Post - A Guerra Secreta" (The Post), une pela primeira vez os geniais Meryl Streep e Tom Hanks nos papéis de Katherine Graham e Ben Bradlee, que em 1971 estavam à frente do jornal Washington Post, que comprou uma briga com o governo do republicano Richard Nixon - que acabaria renunciando 3 anos depois por causa de matérias publicadas pelo mesmo veículo e que teve a história retratada no clássico "Todos os Homens do Presidente".

Aqui, o cineasta de "Tubarão" e "A Lista de Schindler" conduz um sensacional thriller sobre jornalismo, liberdade de imprensa e censura governamental. Temas mais do que atuais por causa do desastrogo governo do bufão Donald Trump.

O longa retrata a briga de dois jornais, o New York Times e o The Washington Post, que queriam divulgar um estudo secreto encomendado pelo então secretário da defesa de Nixon, Robert McNamara, e vazado à imprensa por um analista do governo, Daniel Ellsberg (Matthew Rhys, de The Americans). O Times começa a divulgar, mas logo recebe a censura do governo. O Post entra na briga, e Spielberg mostra a briga de Katherine Graham e Ben Bradlee para poder levar ao público os dados do relatório, que informavam que a guerra do Vietnã estava perdida, ao contrário do que divulgava Nixon.

O Post ainda não era um jornal de influência nacional, e Graham lutava para manter a publicação, que herdara após o suicídio do marido, que por sua vez o havia recebido das mãos do pai dela. Ela também preparava a abertura de capital da empresa na bolsa de valores, e havia o temor de que os investidores largassem fora por o veículo ir de frente contra o governo.

Apesar de sabermos hoje o que aconteceu à época, Spielberg conduz com brilho o suspense, que é reforçado pelas atuações excepcionais de todo o elenco, com destaque para Meryl e Hanks. Uma aula de jornalismo.

Duração: 1h55min

Cotação: excelente
Chico Izidro
Post a Comment