Thursday, June 14, 2018

"Baronesa"




Ambientado na periferia de Belo Horizonte, “Baronesa”, de Juliana Antunes, é o retrato cruel da vida de duas mulheres que moram numa favela da capital mineira. O documentário retrata a vida das moradoras Andreia e Leid, que tentam levar as suas vidas em meio a pobreza e a ausência dos pares românticos.

A câmera foca as duas protagonizas, que agem com muita naturalidade, como se fossem veteranas em frente às câmeras. Leid tem filhos e espera a volta, ioncerta, do marido, que se encontra preso. Já Andreia quer se mudar para a Baronesa, outra favela de Belo Horizonte, e está construindo, com muitas dificuldades, sua casinha de tijolos.

No meio disso tudo, as duas não têm vergonha em mostrar seus corpos, longe dos padrões que atraiam olhares, e falam abertamente sobre sexo, muito aliás, e morte, sempre presentes - numa cena forte, as duas são surpreendidas por um tiroteio no local e são obrigadas a se jogar no chão, para evitar ser atingidas. A obra é autêntica e vigorosa, mostrando vidas difíceis, mas cheias de esperança.

Duração: 1h13
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: