Thursday, June 07, 2018

"A Morte de Stalin" (The Death of Stalin)



Com atuações matadoras de um elenco que conta com Steve Buscemi, Jeffrey Tambor, Michael Palin, Simon Russell Beale e Adrian McLoughlin, "A Morte de Stalin" (The Death of Stalin), dirigido por Armando Iannucci, é uma excepcional comédia que mostra a briga pela sucessão do ditador comunista, que ficou no poder na União Soviética de 1924 a 1953.

O diretor, conhecido pelo trabalho na séries "Veep" transforma um momento histórico e de transição em uma trama hilária e inteligente, ajudado pelo elenco. O filme mostra como Stálin era poderoso e mais cruel possível, tanto que todos o temiam até mesmo a sua morte - que é o que passa a tratar a história em sua segunda parte, onde os camaradas comunistas passam a fazer tramoias para ver quem sucederá o tirano.

Os momentos tragicômicos são vários, mas destaque para três deles. O primeiro quando os líderes buscam um médico para assinar o atestado de óbito de Stálin, mas a maioria deles se encontram presos, acusados de traidores. O segundo é quando os sósias do ditador são demitidos, pois não tem mais função. E o terceiro quando após esvaziarem a dacha de Stálin, todos os serviçais são assassinados...
Também merecem destaque a reconstituição de época e a fotografia. Um filme para rir, não fosse ele retratando um dos momentos cruéis da história recente.

Duração: 1h47
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: