Thursday, January 10, 2008

Desejo e Reparação



A garotinha Briony (Saiorse Ronan), com sua imaginação fértil e inocência dos 13 anos, pois estamos em 1935, no interior da Inglaterra, vai alterar a vida de entes queridos em Desejo e Reparação (Atonement, de Joe Wright), baseado em romance de Ian McEwan. A menina acusa o jovem Robbie (James McAvoy), namorado de sua irmã, Cecilia (Keira Knightley) de estuprar a prima delas. O incidente provocará mudanças terríveis nos próximos cinco anos na vida do casal e em toda a existência de Briony, que sempre tentará corrigir o erro.
O filme começa tedioso, mas intencionalmente, como era a época, numa Inglaterra de senhores e serviçais. A tensão no ar, o tempo que não passa, as grandes e verdes extensões de terra para poucas pessoas.
Em sua segunda parte, já estamos no começo da Segunda Guerra Mundial, com seus personagens amadurecidos e rancorosos. O tom é quase cinza, para retratar a tristeza daqueles dias. Numa cena angustiante e sufocante em Dunquerque, durante a retirada do derrotado exército britânico devido a iminente chegada dos alemães e seus panzers, mal conseguimos distinguir os rostos dos personagens. No final, temos uma arrebatadora atuação da já septuagenária Vanessa Redgrave como Briony na terceira idade. Emocionante.

No comments: