Thursday, January 10, 2008

O REINO



Sem entrar no mérito ideológico, pois pode ser classificado de direita, O Reino é um filmaço dirigido por Peter Berg. O terrorismo islâmico está no centro das atenções depois de um atentado que vitima mais de 100 pessoas num condômínio americano em Riad, na Arábia Saudita (o filme, na realidade foi filmado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos). E entre os mortos está um agente do FBI. Então um comando liderado por Jamie Foxx (Ray e Colateral) parte em busca da captura dos extremistas. O Reino possui elementos para prender a respiração por suas quase duas horas. Interessante, mas não novidade, é o choque de culturas, aqui entre policiais americanos e árabes. O exemplo mais famoso deste entrelaçamento ocorreu em Chuva Negra, com Michael Douglas, no começo da década de 1990.
Em O Reino encontramos, e aí o trocadilho é obrigatório, vestígios do seriado C.S.I, pois os agentes americanos são especialistas em diferentes áreas forenses (a linda Jennifer Garner, de Elektra, por exemplo, é a médica-legista, Chris Cooper, de A Supremacia Bourne, é o perito em bombas).
Mas um detalhe não pode passar despercebido. Em um violento tiroteio, potentes armas destróem paredes como se fossem elas de papelão, mas não conseguem furar latarias de carros. Mas o que importa?

No comments: