quinta-feira, janeiro 10, 2008

Across The Universe



Pena que as pessoas ainda mantenham um ranço em relação aos musicais. Como qualquer gênero cinematográfico, tem coisas boas e ruins. Com Across The Universe, de Julie Taymor (Frida), e obrigado por manterem o nome no original, o saldo permanece positivo. Toda a história é contada através de canções dos Beatles e se passa nos anos 60 do século passado, em plena Guerra do Vietnã e as lutas pacifistas – mas quem quiser pode entender como uma crítica a interminável invasão norte-americana ao Iraque –, com ares de Hair. Tem até o garoto convocado para lutar em terra estranha. A guerra é, porém, o pano de fundo para o inglês Jude (Jim Sturgees), que sai de Liverpool em busca do pai americano que não conhece. Nos States, conhece e se apaixona pela sonhadora e idealista Lucy (Evan Rachel Wood, de Aos Treze e lembrando muito Chlöe Sevigny). Aliás, Lucy e Jude são nomes de canções dos Beatles. Os próprios atores interpretam as canções, que emocionam até mesmo aqueles que não curtem os 4 fabulosos. E prepare-se para viagens psicodélicas.
Muitos personagens remetem a outros históricos como Sadie (Dana Fuchs , uma espécie de Janis Joplin) e Jo-Jo (Martin Luther, sem dúvida calcado em Jimmy Hendrix). E Max (Joe Anderson é a cara de Kurt Cobain). Para ver e rever.

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...