Thursday, January 17, 2008

O SUSPEITO



O governo americano não tortura, diz cinicamente um personagem no bom O Suspeito (Rendition), dirigido por Gavin Hood. A história gira em torno da paranóia que é o terrorismo islâmico nos anos 2000 nos Estados Unidos e que tem sido tema central de diversos filmes lançados nos últimos tempos.
Aqui, um cidadão egípcio, Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally), casado com a americana Isabella (Reese Whiterspoon, de Legalmente Loira) é acusado de ajudar um grupo terrorista a cometer um atentado no Cairo, Egito, onde é morto um cidadão americano e integrante da CIA.
Claro que isso provoca a intervenção do governo americano, que tem como representante a durona Corrine Whitman (a sempre genial Meryl Streep), uma espécie de Condoleeza Rice. Ela nega atitudes arbitrárias de seu governo, enquanto que o agente novato Douglas Freeman (Jake Gyllhenhaal, de Zodiaco e Brokeback Mountain) tem sua consciência afetada quando assiste sessões de tortura.
O filme é tenso, com cenas fortes de tortura, que podem deixar gente mais sensível com vontade de sair do cinema. E as dúvidas surgem, será inocente Anwar El-Ibrahimi ou culpado?
Bom filme. Depois de ver este, vá atrás de O Expresso da Meia-Noite, de Alan Parker. Vai encontrar paralelos entre eles, mesmo que um trate de drogas e o outro de terrorismo. Mas neles não existe o respeito aos direitos humanos.

No comments: