Thursday, March 04, 2010

O MENSAGEIRO



"O secretário de Defesa lamenta informar..." Esta é a senha para a vida de uma família se desestruturar e o manual que dois soldados utilizam ao comunicar a estas pessoas que seus entes queridos morreram na guerra.
O MENSAGEIRO, de Oren Moverman, aliás, é um dos melhores filmes de guerra da nova safra, em que a guerra passa ao largo. Ela não é mostrada, mas afeta profundamente os seus personagens. Os veteranos do conflito do Iraque, s argento Will Montgomery (Ben Foster), e da Tormenta no Deserto, capitão Tony Stone (Woody Harrelson ), têm como missão avisar o parente mais próximo da morte de um soldado. E eles têm regras que devem ser seguidas à risca - e uma delas é não se afeiçoar a estas pessoas.
As missões são uma pancada no estômago. As interpretações são de uma realidade fascinante. Uma delas, chocante, é quando o personagem interpretado por Steve Buscemi, mais conhecido por atuações em comédias, recebe a notícia da morte do filho. Os minutos em que ele permanece na telona impressionam.
Will, aliás, deixa as regras de lado ao se apaixonar pela viúva de um soldado morto em combate. Abandonado pela ex-namorada, que vai se casar com outro, ele se deixa encantar por Olivia Pitterson (Samantha Morton, de Minority Reporter). E até neste romance acontece o improvável nos filmes atuais, pois Olivia é uma mulher comum, acima do peso e mãe de um garotinho de cinco anos. O momento em que os dois conversam na cozinha da casa de Olivia é também de tirar o fôlego.
Ben Foster, de 30 Dias de Noite e Alpha Dog, tem uma atuação irrepreensível, assim como Woody Harrelson, que estava devendo há um bom tempo, pois seus últimos personagens eram por demais histrônicos. Surpreendente também está Samantha Morton, que foge aos estereótipos de viúva linda e fatal. Um filme para se pensar na inutilidade das guerras.

1 comment:

Adri Ferreira said...

esse vai ser o meu próximo!!