Thursday, March 04, 2010

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS



No ótimo O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (El Secreto de sus Ojos), do diretor argentino Juan José Campanella, o oficial de justiça Benjamín Esposito (o sempre ótimo Ricardo Darín) aposentou-se e decidiu escrever um romance sobre um caso ocorrido há mais de 25 anos e que sempre lhe tirou o sono, o estupro e assassinato de uma jovem professora recém-casada. Para começar a escrever, ele procura a amiga e juíza Irene Menéndez Hastings (a bonita e excelente Soledad Villamil), por quem nutre uma paixão platônica.
A história é contada em forma de flash-back, começando em 1974, quando a Argentina já começava a se preparar para entrar numa ditadura terrível. Esposito suspeita que o assassino seja um rapaz que em várias fotos observa atentamente a vítima - aí a explicação do segredo de seus olhos. Então ele e seu parceiro, o alcoólatra Sandoval (o impagável Guillermo Francella, que tem os momentos cômicos e que cômicos do filme), saem em busca do suspeito, chegando a burlar as normas jurídicas vigentes no país, para irritação de superiores.
Numa cena extremamente bem filmada, começando por uma vista aérea, a câmera penetra em um estádio lotado, onde torcedores gritam o nome do time de futebol Racing. E de repente vemos a dupla de detetives em busca do suspeito, Gómez (Javier Godino), numa correria pelas galerias do estádio. Cena de perder o fôlego.
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS acaba de forma surpreendente, pegando de sobreaviso o mais atento do espectador.
Cotação: excelente
Chico Izidro

No comments: