Sunday, August 29, 2010

Coco Chanel e Igor Stravinsky



A estilista Coco Chanel já tinha tido sua vida lembrada no fraco Coco Antes de Chanel, com Audrey Taotou, que contava os seus primeiros anos, ainda na orfandade e na pobreza. Em Coco Chanel e Igor Stravinsky, de Jan Kounen, ela já está estabelecida, é famosa e rica.
O filme começa impactante, com a primeira exibição da obra Sagração da Primavera, de Stravinsky, no Teatro des Champs-Elisée, em Paris, em 1913, e que causou tremendo protesto do público que não entendeu a obra.
Logo pulamos para 1920, com o compositor vivendo em um pulguento hotel parisiense, ao lado da mulher, dos 4 filhos e de uma empregada. Voltar para a Rússia é uma impossibilidade, visto que os comunistas estão no poder. Então Coco convida o músico e a família para morar em sua casa, nos arredores de Paris. No local, a estilista e o compositor irão manter um relacionamento amoroso.
A história é baseada em romance de Chris Greenhalgh, mas não se sabe se ocorreu realmente, apesar de Coco Chanel ter sido uma devoradora de homens. Anna Mouglalis está à vontade no papel da estilista, inclusive com o tradicional jeito de ela segurar o cigarro - superando a atuação de Taotou, muito bonita, aliás, para interpretar Chanel. Igor Stravinsky é vivido por Mads Mikkelsen (de Fúria de Titãs) e que se restringe a fazer um ar sério e tedioso. Tedioso, inclusive, é Coco Chanel e Igor Stravinsky, que após um início promissor, tem uma queda brusca, se tornando repetitivo e causando bocejos involuntários.
cotação: regular
Chico Izidro
twitter: @chicoizidro

No comments: