Sunday, May 15, 2011

Água para Elefantes




Não quero parecer rasteiro e dizer que a melhor atuação do filme é de Rose, a aliá (fêmea do elefante). Só que Água para Elefantes, direção de Francis Lawrence e baseado em bestseller homônimo de Sara Gruen, não escapa aos clichês mais evidentes do cinema.
Jovem estudante de veterinária perde tudo quando seus pais morrem em acidente de automóvel. Sem futuro, porque a história se passa na época da Grande Depressão nos Estados Unidos, no começo dos anos 1930, Jacob Jankowski acaba indo trabalhar num circo, onde da noite para o dia se torna o queridinho do dono, August. E acaba se apaixonando pela esposa deste, Marlena, e sendo correspondido. O que une ainda mais a dupla é Rosie, uma aliá que inexplicavelmente entende polonês, língua paterna de Jacob. Rosie ainda é vítima do sádico August, que não vacila em fazer "desaparecer" funcionários, quando não tem dinheiro para pagá-los.
A história é contada em forma de flash-back por um velhinho já nos dias de hoje, que fugiu do asilo e sonha em voltar a trabalhar no circo.
Água para Elefantes é estrelado por Robert Pattinson, o vampiro emasculado da saga Crepúsculo. E não dá para dizer se é definitivo, porém o rapaz não consegue fazer outra cara senão aquela melancólica, que o consagrou como ídolo das menininhas. E o austríaco Chris Waltz, oscarizado pelo nazista de Bastardos Inglórios, corre o sério risco de ficar estigmatizado como o cara mau do cinema. Este é o terceiro filme em sequência que ele faz o papel do vilão e sem mudar em nada o jeito. O segundo filme foi a comédia Besouro Verde. Ou ele muda logo ou "ficará preso no papel".
De Reese Whiterspoon não há muito o que falar. A atriz, que já ganhou o Oscar por Johnny and June, vive de altos e baixos e aqui tropeça. Aliás, as suas cenas de malabarismo - onde é dublada - são descaradamente mal feitas. Nota-se perfeitamente a dublê arriscando-se no lugar da atriz.
cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: