Sunday, May 15, 2011

Marcha da Vida



Décadas depois do final da II Guerra Mundial e com provas irrefutáveis sobre o Holocausto, ainda existem pessoas que neguem o ocorrido. Em Shoah, de 1985, o francês Claude Lezman levou às telas mais de 8 horas de depoimentos de sobreviventes, de carrascos nazistas e até mesmo pessoas que viviam nas cercanias dos campos da morte. Um documentário genial, que até hoje gera polêmica.
E há anos existe no mês de março a chamada Marcha da Vida, onde sobreviventes do Holocausto e jovens judeus de todas as idades percorrem os poucos quilômetros que entre Auschwitz e Birkenau, na Polônia.
Nestes campos de extermínio, foram assassinadas mais de 1,5 milhão de pessoas. No documentário Marcha da Vida, a diretora Jessica Sanders mostra o evento realizado em 2009, desde a sua preparação até a sua realização.
Marcha da Vida é um trocadilho com as famigeradas marchas da morte, ocorridas no final da guerra, onde os judeus foram levados dos campos de concentração para a Alemanha numa tentativa de os nazistas esconderem os crimes. Nestes trajetos, milhares de prisioneiros morreram no caminho, de fome, frio ou executados à bala quando não conseguiam mais caminhar.
São entrevistados jovens judeus nos EUA, Brasil e Alemanha, que tiveram antepassados mortos pelos nazistas, além de sobreviventes.
O documentário não tem a mesma força de Shoa - que é cru e por vezes doloroso quando camponeses contam o que se passava atrás daquelas cercas de arame farpado e das cinzas que caiam sobre suas casas - eram as cinzas dos judeus queimados nos fornos!
E do cheiro!!!
Mas Marcha da Vida é impactante ao mostrar jovens tomando contato com o que foi feito com milhões de pessoas. Em determinado momento, um rapaz brasileiro cai no choro desesperado ao ver os cabelos que eram arrancados dos prisioneiros. E no campo de Majdanek, o horror comprovado numa enorme pilha de cinzas humanas.
Marcha da Vida deveria ser mostrado em todas as escolas e os neonazistas serem forçados a vê-lo.
cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: