Saturday, December 01, 2012

"Os Penetras"


Até quando o humor no cinema nacional vai se apegar ao ultrapassado Zorra Total? Bem, esse programa global faz sucesso nas noites de sábado. E o que acontece? Este tipo de humor acaba sendo o chamariz de "Os Penetras", que é dirigido, sim por Andrucha Waddington, o mesmo de "Eu, Tu, Eles" e "Casa de Areia". Então não entende-se como ele conseguiu perder a mão neste filme protagonizado por Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Mariana Ximenes e Stepan Nercessian.

Adnet é o principal astro da MTV, ótimo humorista e imitador, mas infelizmente não funciona no cinema, onde já fez várias participações, quase sempre como coadjuvante, vide "Podecrer!", "As Aventuras de Agamenon, o Repórter" e "Heleno". Eduardo Sterblitch é conhecido do grande público por interpretar o Freddie Mercury Prateado no humorístico televisivo Pânico. Em "Os Penetras", Adnet é Marco Polo, vigarista vivendo de pequenos golpes no Rio de Janeiro, e Sterblitch é um carinha ingênuo que chega do interior em busca da namorada, que lhe deu um belo pontapé na bunda. E com a carteira cheia de dinheiro parece ser a presa fácil para Marco Polo. Os dois, porém, criam uma relação de amizade quando circulam pelo Rio de Janeiro em busca da namorada de Beto, e como antecipa o título, invadindo festas da high society carioca.

"Os Penetras" pretende-se uma comédia de erros, com vários reviravoltas. Lembra, muito de longe, o hilariante "Os Safados", dirigido em 1988 por Frank Oz, com Steve Martin e Michael Caine, onde dois vigaristas se desafiam, tentado dar um golpe numa milionária, também uma escroque. Só que em "Os Penetras" as piadas são tão ruins, as atuações tão caricatas e forçadas, provocando no máximo aquilo que chamamos de "constrangimento alheio". A única coisa interessante do longa é a beleza de Mariana Ximenes, vivendo uma garota de programa, não poupando vestidinhos curtos e generosos decotes.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: