Saturday, December 29, 2012

"A Filha do Pai"


O ótimo ator francês Daniel Auteuil atua e também dirige o excelente drama "A Filha do Pai", no original "La Fille du Puisatier", ou a filha do poceiro. Profissão do protagonista, monsieur Pascal Amoretti (o próprio Auteuil), viúvo e que cria sozinho seis filhas, com idade entre 25 e três anos. A segunda mais velha, Patricia Amoretti (Astrid Berges Frisbey) é a menina de seus olhos, criada que foi por uma senhora rica em Paris e também num convento. Ou seja, tem educação bem acima da média dos moradores do pequeno vilarejo em que vivem no interior da França nos anos 1930.

Pascal teme que ela se case com alguém de longe - ela que todos os dias leva o seu almoço em algum buraco que ele está cavando ou explodindo. O candidato a desposar a garota é Felipe (Kad Merad, em atuação bela, um tipo rude, mas carinhoso e solitário quarentão), seu ajudante e melhor amigo. Só que a jovem vai dar de cara com o rico, para os padrões da localidade, Jacques Mazel (Nicolas Duvauchelle, de Polissia). Ele é só o filho do dono da loja de ferragens, mas também piloto de avião, e por isso pertencente à elite. Os dois jovens acabam envolvendo-se, ele é enviado para o front no início da II Guerra Mundial, e Patricia aparece grávida. Escândalo, mãe solteira, famíllia pobre. Pascal não quer nada da família de Jacques, só mostrar que a filha foi desonrada. Os pais do piloto não aceitam aquela menina simples, a possível mãe de seu neto. Humilhado, Pascal, simples, mas com inteligente e com pensamentos filosofais - suas tiradas e pensamentos destacam-se no meio de belos diálogos do filme -, não vê outro jeito a não ser mandar a filha embora.

"A Filha do Pai" é baseado em romance escrito por Marcel Pagnol em 1940, e mostra bem como era a França rural, bucólica e muito elitista daqueles anos de sofrimento, onde ter um simples chapéu era a fortuna para uma menina simples. Onde a perda da virgindade podia dizimar uma família.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: