quarta-feira, março 27, 2013

"A Busca"




"A Busca", dirigido por Luciano Moura, é um instigante road-movie protagonizado por Wagner Moura. A trama parece não ter pé nem cabeça, e como disse meu amigo Yuri Correa, bastaria os personagens de Moura e Mariana Lima chamarem a polícia, que tudo estaria resolvido. Mas aí não haveria filme. E o filme trata sobre família, sobre ressentimento, perdão. O adolescente Pedro (Brás Antunes, filho do músico Arnando Antunes, autor da trilha sonora) triste com a separação nada amigável dos pais, some de casa após ter uma discussão com o pai, que indigna-se ao ver que ele ganhou uma cadeira do avô. E Theo, que não mantém relações com o pai há décadas, sente-se ultrajado ao ver o presente recebido pelo filho. (o filme deveria ter chamado originalmente A Cadeira do Pai).

Theo e Branca são obrigados a baixar a guarda um do outro para encontrar o garoto, que sabe-se logo, roubou um cavalo e sumiu no ar.... Theo deixa a bela casa classe média que construiu para a família, e que agora lhe incomoda, por não poder mais morar lá, e atravessa três Estados. Vai pelo caminho juntando as peças do quebra-cabeças para tentar localizar .... Na sua busca, onde também começará a ver a vida com os outros olhos e não somente materialmente – a cadeira, a casa -, Theo para numa favela, depois é acolhido por um morador de um barco, rouba o celular de um velhinho, e acaab num acampament hippie, onde ajuda num parto. E na trajetória, vai constatando de como seu filho está amadurecendo, ele próprio se vendo nas pistas encontradas. “A Busca” é simples, sem grandes atuações, mas simpático.

Cotação: regular
Chico Izidro


Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...