Saturday, March 09, 2013

"Oz Mágico e Poderoso"


Arrebatamento visual. Esta a impressão maior que tive ao final de "Oz Mágico e Poderoso", dirigido por Sam Raimi, e que conta a origem do personagem que entraria na vida de Dorothy, Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, no clássico de Victor Fleming, de 1939. A história começa em 1905, quando Oz (James Franco, de 127 Horas), mágico mulherengo e picareta de um circo decrépito, tem de fugir para não ser morto por um artista traído e furioso. Na fuga, ele é envolvido por um ciclone e vai parar num mundo encantado, dominado por uma bruxa má.

Visto como salvador pela doce e romântica Theodora (Mila Kunis, de Cisne Negro), para provar não ser um vigarista, mas na realidade de olho num enorme tesouro, recebe a incumbência de salvar o reino mágico. Em sua aventura, ganha o reforço de um servil macaco alado, e uma doce menininha de porcelana, e uma bruxinha mais meiga ainda, ainda do que Theodora, Glenda (Michelle Williams, mais linda do que nunca). "Oz Mágico e Poderoso" é infanto-juvenil, não esconde isso. E fala sobre transformação, de tornar-se alguém melhor, além do que faz gancho perfeito com o clássico da década de 1930, que eternizou Judy Garland. Ah, eu ia falando de arrebatamento visual. Os 15 minutos iniciais são todos em preto e branco, passando ao colorido quando chega ao reino.

E o visual não é feito apenas para encher os olhos e enganar o espectador com um conteúdo vazio, como fazia o superestimado e chato "Avatar". Aqui tudo se completal, com a atuação de James Franco e a presença encantadora de Michelle Williams, Mila Kunis, cujo único problema é em sua maquiagem um pouco descuidada quando de sua transformação, e Rachel Weisz, encarnando perfeitamente o papel da bruxa má, Evanora, muito semelhante, aliás, a outra megera clássica, a rainha má de Branca de Neve. Raimi acerta ainda em seu climax final, evitando barbaridades guerreiras perpetradas em filmes como "Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton, e "Branca de Neve e o Caçador", de Rupert Sanders, e com Charlize Theron e Kristen Stewart.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: