Wednesday, March 27, 2013

“A Parte dos Anjos”




O termo “A Parte dos Anjos”, que dá título ao novo filme de Ken Loach, significa a parte do uísque que evapora durante o processo de envelhecimento da bebida nos barris. Ou seja, ele teria sido bebido pelos anjos”, mais ou menos o que se faz no Brasil quando se joga uma gota da bebida no chão, para os santos. E de uísque, da adoração pelo uísque, e de regeneração é o que trata a obra.

A história gira em torno do marginal Robbie (Paul Brannigan), condenado a cumprir trabalho comunitário após quase matar um jovem a pancadas. Mesmo morando em Glasgow, ele nunca provou uma gota da bebida, e é introduzido na confraria pelo simpático assistente social Harry (John Henshaw), e acaba por descobrir ter o dom de ser um ótimo provador. Tentando se redimir, pois sua namorada recém deu-lhe um herdeiro, o pequeno Luke, Robbie quer começar vida nova. Mas sabe que é difícil deixar o lado marginal da vida, por mais que queira. Jurado de morte por uma gangue rival, Robbie descobre que determinado uísque pode lhe render uma grana preta. Ao lado de outros três deslocados, o grandão Mo, o quase retardado Albert e a batedora de carteiras Mo, Robbie decide aplicar um golpe e faturar alto, ficando sem problemas financeiros e assim começar vida nova ao lado da namorada e do filho.

Como sempre, Ken Loach, mesmo usando uma comédia leve como veículo, vai no caminho da crítica social, mostrando o lado decadente de Glasgow, com desemprego crescente, juventude perdida. Só que as soluções fáceis e atuações medianas acabam por enfraquecer o filme.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: