Saturday, March 09, 2013

“Dezesseis Luas”


“Dezesseis Luas”, dirigido por Richard LaGravenese, é realizado para ser a nova febre juvenil, após o término da insuportável cinessérie “Amanhecer”, com os vampiros mais patéticos da história. Bem que aqui a trama e os personagens têm um pouco mais de conteúdo. Tudo se passa numa pequena e conservadora cidade do sul dos Estados Unidos, onde a religião é tão forte, que muitos livros clássicos são censurados na escola local.

E é neste ambiente hostil que o jovem Ethan (Alden Ehrenreich, de Um lugar Qualquer e Tetro), irrequieto e sonhando em conhecer o mundão lá fora, apaixona-se perdidamente pela menina nova da escola, Lena (Alice Englert). E ela é discriminada pelas patricinhas caretas por ser de uma família antiga e considerada amaldiçoada no lugarejo. Os dois emendam um namoro, porém quando completar 16 anos, Lena, e isto está próximo, terá de sacrificar uma pessoa amada ou transformar-se numa bruxa má. E ela quer ser uma bruxa boa.

O casal protagonista tem mais estofo do que os chatérrimos Bella e Edward, mas também não possuem muito sal. Fraquinhos e feinhos, vão deixando o espectador bocejando ao longo do arrastado filme, em que pelo menos os efeitos especiais funcionam. Só que é triste testemunhar as participações bizarras dos ótimos Jeremy Irons e Emma Thompson no papel de bruxos, ele do bem e ela a maldosa da cidade. No mínimo precisavam de grana para pagar o aluguel. Uma nota de alento: os adolescentes de “Dezesseis Luas” leem livros, como obras de Bukowsky, e discutem sobre eles. Isso é impressionante.

Cotação: ruim
Chico Izidro


No comments: