quarta-feira, abril 08, 2015

"14 Estações de Maria"



"14 Estações de Maria", filme alemão dirigido por Dietrich Brüggemann, mostra como a religião pode ser nociva para a vida de uma pessoa. Ainda mais se ela estiver em formação, entrando na adolescência. A jovem Maria (a excelente Lea Van Acken) tem apenas 14 anos, e vive sob a rigidez dos ensinamentos católicos. Ouvir rock, soul, jazz, namorar, tudo lhe é proibido, por serem obras do demônio. A mais velha de quatro irmãos, Maria teme a tudo, com medo de pecar e não poder ir para o céu.

A mãe (Franziska Weisz) é rígida e extremamente conservadora. A interpretação de Weisz é perfeita, daquelas de a gente passar a odiar intensamente o personagem, não entendendo como uma pessoa pode agir tão friamente. Maria acaba sendo uma vítima de sua mãe, que não aceita qualquer contrariedade a seus pensamentos. "14 Estações de Maria" é dividido exatamente em 14 capítulos, cada um fazendo referência a crucificação de Cristo. E incomoda, ao constatarmos como o radicalismo pode ser irracional, intolerante e opressivo.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...