Thursday, April 02, 2015

"O Ano Mais Violento"




Com excelente reconstituição de época e ótimas atuações, "O Ano Mais Violento", direção de J. C. Chandor, conta a batalha de um empresário do ramos dos combustíveis para prosperar, tendo de conviver com a corrupção, subornos e perseguições políticas.

Abel (Oscar Isaac, de Inside Lewis - A Balada de um Homem Comum) é um imigrante latino, honesto, e casado com Anna (Jessica Chastain), e que tenta fazer tudo certinho, mas as coisas não são como ele quer. Ele começa a ser investigado por um promotor por sonegação de impostos, e vê seus caminhões serem roubados à luz do dia, passando a tentar descobrir quem realiza os furtos. A trama é ambientada em Nova Iorque, durante o rigoroso inverno de 1981. A cidade, à época, estava entregue a marginalidade e a consequente violência.

Abel também encontra problemas em casa, principalmente com sua esposa, que não poupa esforços para ajudar o marido, mesmo que para isso precise praticar atos ilícitos. Os dois protagonistas, Oscar Isaac e Jessica Chastain, estão excelentes em seus papéis. Isaac lembra e muito Al Pacino no jeito de andar e nos gestos. A ruiva Chastain tem presença marcante em cada cena que participa, com um visual bem característico da época retratada, seja nos cortes de cabelos, nas longas unhas, nos vestidos. Um filme sem exageros, tenso.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: