Thursday, April 16, 2015

“Chappie”




O diretor sul-africano Neill Blomkamp estreou em 2009 com o interessante “Distrito 9”, mas derrapou com em “Elysium”. E em seu terceiro longa, "Chappie”, decepciona por completo. A trama, futurista, mostra um robô, Chappie, criado pelo cientista Deon (Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário), que age e pensa como um ser humano.

Estamos em Johannesburgo, na África do Sul, onde os policiais humanos foram substituídos por robôs – alguém aí lembrou de “Robocop”? Sim, o filme é uma cópia descarada. Chappie, porém, é uma máquina diferente, pois mostra sentimentos e acaba caindo nas mãos de uma gangue de ladrões que pretende realizar um grande assalto para pagar uma dívida.

“Chappie” não traz nada de original. Pelo contrário, é tudo reciclado, e trazendo atuações tacanhas. Sigourney Weaver não poderia estar mais caricata como a presidente do conglomerado que produz os robôs. E Hugh Jackman é um engenheiro rival de Deon, que quer destruir os planos do rapaz para poder colocar em produção uma linha de robôs criada por ele – a máquina, aliás, é semelhante a um dos vistos em Robocop.
E o final, pouco criativo, reproduz em Deon o destino do protagonista de “Distrito 9”. Perda total de tempo.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: