Thursday, April 23, 2015

“Era Uma Vez na Anatólia”




Um crime é cometido. Então a polícia leva os dois criminosos para as planícies da Turquia, onde eles desovaram o corpo. Durante horas, policiais, um promotor de justiça (Yilmaz Erdogane) e um médico legista (Muhammet Uzuner) seguem os dois assassinos, que não recordam exatamente onde colocaram o cadáver.

“Era Uma Vez na Anatólia” (Bir Zamanlar Anadolu’da), direção de Nuri Bilge Ceylan, mostra um país cheio de incongruências, miséria, supertições – que ficam gritantes durante as conversas mantidas pelos homens durante a longa noite em que percorrem as estradas do interior do país.
Ao longo de suas duas horas e meia, “Era Uma Vez na Anatólia”, o diretor tenta discutir o passado e o presente em um país com fortes influências ocidentais e orientais – a Turquia tem parte na Europa e parte na Ásia.

O problema é que entre tantas discussões e longas cenas contemplativas e silenciosas, onde a câmera foca nos rostos rudes dos personagens, o filme não chega a lugar nenhum. E fica no ar a motivação para o crime, que não é explicado.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: