Wednesday, April 29, 2015

“Em Um Pátio em Paris”



Em depressão, o músico Antoine (Gustave Kerven) decide abandonar sua banda antes do início de um show. Aliás, ele decide deixar a carreira e recomeçar a sua vida no melancólico “Em Um Pátio em Paris” (Dans La Cour), dirigido por Pierre Salvadori.

Antoine procura uma agência de empregos, mas sem nenhuma experiência, acaba aceitando o emprego sugerido pela recrutadora, o de zelador de um prédio antigo de Paris. Disposto a uma vida calma e sem atropelos, ele aceita a oferta e vai trabalhar no local, que tem como síndico Serge (Féodor Atkine), casado com a senhora desocupada Mathilde (Catherine Deneuve), que sem muito o que fazer, fica se preocupando com os barulhos que Antoine faz no pátio quando lava o chão, ou cria um grupo no bairro para discutir o risco de as casas virem abaixo, já que apareceram rachaduras em seu apartamento.

Entre Antoine e Mathilde acaba surgindo uma amizade diferente. E Antoine ainda tem de conviver com tipos típicos, encontrados em todos os lugares. Como o vizinho que reclama de tudo e de todos, o traficante de drogas, o enxerido. O filme sofre, às vezes, com a falta de ritmo e alguns personagens caricatos. Mas tira força da interpretação triste de Gustave Kerven e de Catherine Deneuve, que aos 71 anos, ainda traz resquícios de sua beleza clássica.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: