Wednesday, April 27, 2016

“O Dono do Jogo”(Pawn Sacrifice)



Em “O Dono do Jogo” (Pawn Sacrifice), dirigido por Edward Zwick, é mostrada a história verídica do enxadrista norte-americano Bob Fischer, que teve o seu auge entre os anos 1960 e 1970, antes de se isolar do mundo. Ele é interpretado por Tobey Maguire. O filme começa nos anos 1950, quando Fischer, ainda garoto, descobre seu enorme potencial para jogar xadrez, logo traçando uma meta de desafiar todos os grandes jogadores da época, culminando com o embate com os soviéticos, os mestres da época, que vivia o auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

Fischer é mostrado como um neurótico, cheio de tiques e confiante de que era vítima de teorias conspiratórias. Afinal, o período era de paranoia em todo o mundo, ainda mais com os americanos acreditando que os soviéticos estavam se infiltrando em tudo. O clímax do filme é a disputa pelo título mundial de xadrez disputado no começo dos anos setenta na Islândia. Ali Fischer mostrou toda a sua paranoia, reclamando de qualquer barulho, espirro, exigindo que as partidas fossem disputadas em uma sala vazia.

Apesar da boa reconstituição de época, ao assistir “O Dono do Jogo”temos a impressão de que as pessoas curtiam xadrez como curtem um jogo de futebol ou basquete, lendo tudo sobre o jogo e comentando as partidas como se discutissem o resultado da final da Copa do Mundo. Tudo bem, EUA e URSS estavam em uma tremenda disputa ideológica, mas fica meio fora do normal mostrar hoje os soviéticos como quase robôs, sem coração. Uma imagem muito retrógrada.

Mas as atuações são boas. Tobey Maguire, mesmo com sua cara de bebê, consegue retratar um homem paranoico, que abdicou da vida social para se aprofundar no xadrez. Liv Schreiber vive Boris Spassky, o jogador russo que era o oponente mais árduo de Fischer, também se mostra competente. E o diretor Edward Zwick consegue transformar as partidas de xadrez interessantes, dinâmicas, mesmo que elas sejam emotivas apenas para quem joga.

Duração: 1h55min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: