Wednesday, April 06, 2016

“Decisão de Risco” (Eye in the Sky)




Decisão de Risco (Eye in the Sky), direção de Gavin Hood, discute o uso de drones em missões militares e de como a população civil pode sofrer efeitos colaterais. A trama se passa em Nairóbi, no Quênia, e também em Londres e nos Estados Unidos.

Na África, a espionagem aliada descobre um encontro de terroristas num bairro controlado por uma milícia terrorista em Nairóbi. Na Inglaterra, a coronel Katherine Powell (Helen Mirren) e o general Frank Benson (Alan Rickman) acompanham a movimentação dos terroristas através de um avião-drone.

Os militares pretendiam capturar os fanáticos, até que captam imagens de que eles estão preparando dois homens-bomba para um ataque. Então toda a estratégia é alterada, e passa a ser discutida em gabinetes em Londres e nos Estados Unidos um bombardeio ao esconderijo dos terroristas. Que será realizada eletronicamente de uma base no Hawai, por meio do tenente Steve (Aaron Paul).

Então um imprevisto acontece, quando é constatada a presença de civis no raio de ação da bomba que será lançada. Os militares passam a tentar mostrar a eficiência do ataque para dirigentes políticos, que não assumem a responsabilidade, tocando a bola para frente.

O diretor Gavin Hood apresenta um suspense de tirar o fôlego, prendendo a atenção, mas também deixando o espectador nervoso com as várias reviravoltas. O filme é praticamente da veterana atriz inglesa Helen Mirren, que mostra uma militar dura e que não quer trazer à tona seus sentimentos. Ao seu lado, destaque também para Alan Rickman, em seu penúltimo filme (ele morreu em janeiro vítima de câncer). Aaron Paul, de “Breaking Bad” também está bem, como o militar que, em meio ao clima belicista, mostra ter consciência e se nega a praticar o ataque por causa dos civis.


Duração: 1h42min
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: