Wednesday, April 20, 2016

“Truman” (Truman)



Um filme com temática meio pesada, mas apresentada de forma leve. “Truman” (Truman), dirigido pelo espanhol Cesc Gay, mostra o ator Julián (Ricardo Darín) reencontrando seu grande amigo Tomás (Javier Cámara) para uma jornada um tanto não agradável.

Julián tem um câncer e desistiu do tratamento médico, pois a doença já se espalhou por todo o corpo e ele está sofrendo muito. Tomás, que mora no Canadá, deixa a mulher e as filhas para visitar o amigo em Madri e tentar demovê-lo da ideia. Julián, como seu intérprete Darín, é argentino e trabalha numa peça teatral, Ligações Perigosas, e quer achar quem possa adotar de seu cão de estimação já idoso, Truman, depois que ele se for. E ironicamente, a fidelidade de Tomás por Julián é quase canina. Ele segue quase que fielmente o amigo, raramente o contestando, e sempre apoiando seus excessos.

O filme acaba lidando com humor um tema tão pesado quanto a morte. A dupla principal se mostra bem entrosada. Darín mostra um personagem, que mesmo moribundo, não deixa de lado seu egoísmo e suas manias, enquanto que Cámara apresenta uma expressividade excepcional, construindo um personagem cheio de humanidade. Outro destaque também é a atriz Dolores Fonzi, que vive Paula, uma prima de Julián, que não consegue lidar com a decisão dele e que também carrega uma queda por Tomás.

Duração: 1h46min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: