Wednesday, April 06, 2016

“A Senhora da Van” (The Lady in the Van)




No começo dos anos 1970, o escritor inglês Alan Bennet deu de cara com uma senhorinha morando em uma van em frente a sua casa, no bairro londrino de Candem. Ela ficaria ali por 15 anos, até morrer de velhice. Então ele escreveu um livro sobre a sra. Sheperd, que agora vira filme no delicioso “A Senhora da Van” (The Lady in the Van), direção de Nicholas Hytner.

A Sra. Sheperd incomodava os vizinhos, pois de tempos em tempos ela parava sua van cheia de papéis velhos, roupas, em frente a uma casa. Até que decidiu fixar endereço em frente a de Alan Bennett. E ela era dona de um gênio terrível, além de ser relapsa quanto a higiene pessoal. Se dizia ex-freira e motorista de ambulância durante a II Guerra Mundial.

A Sra. Sheperd é vivida pela veterana Maggie Smith, que recria em muitas passagens a sua Lady Violet, da finada série Downton Abbey. Irascível, mal-educada e mandona, ela é o suporte do filme, que tem em Alan Jennings uma também boa atuação – o escritor é um solitário que conversa com ele mesmo, como se fosse um irmão gêmeo.

O filme termina de modo meio melancólico, pois acabamos ficando com pena da velhinha, que apesar de toda a turrice, trazia um passado sofrido e traumatizante, por isso sua fuga do mundo das pessoas normais.

Duração: 1h44min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: