Thursday, April 27, 2017

"Além da Ilusão" (Planetarium)



Passado na Paris dos anos 1930, "Além da Ilusão" (Planetarium), com direção de Rebecca Zlotowski, não é um filme fácil. Tem um tom de farsa, de mistério, mostrando a vida de duas irmãs, Kate Barlow (Lily-Rose Depp, filha do ator Johnny Depp) e Laura (Natalie Portman), que são duas jovens americanas ganhando a vida como médiuns. E nunca fica claro se as duas possuem ou não o dom de se comunicar com os mortos.

Mas a especialidade delas chama a atenção de um produtor de cinema francês, André Korben (Emmanuel Salinger), que decide filmar um evento sobrenatural sem o uso de efeitos especiais, afinal as garotas são médiuns, não é? A trajetória de Laura e Kate é contada paralelamente. Laura, depois da experiência com Korben, acaba abraçando o mundo do cinema, com suas ilusões, amores e charme, enquanto Kate segue em suas sessões de mediunidade, onde seu dom serve para fins de pesquisa. No fundo da trama, política, pois envolvidos com o mistério, as pessoas não se dão conta do perigo do nazismo que se avizinha.

"Além da Ilusão" é um filme repleto de imaginação, mas também onde a realidade se apresenta por vezes. E ainda tem a excelente reconstituição de época, com figurinos, cabelos com cuidadio extremado. As atuações de Natalie Portman e Lily-Rose Depp são deliciosas - a atriz veterana parece estar se divertindo muito e dando um show ao trocar tão facilmente o inglês pelo francês, sempre sem sotaque. Enfim, são atuações explosivas, num filme que merece atenção em dobro.

Duração: 1h48min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: