Thursday, April 13, 2017

"Una"



Baseado na peça "Blackbird", escrita por David Harrower, que é o roteirista do filme, "Una", dirigido por Benedict Andrews, busca uma temática forte e perigosa, mas não consegue responder aquilo que se propõe. A trama fala sobre abuso de uma menor por um maior de idade.

No caso, ela é Una (Rooney Mara), que aos 13 anos foi seduzida por Ray (Ben Mendelsohn), 15 anos mais velho. Aos 28 anos, ela vai atrás dele, em busca de respostas por aquilo que ocorreu no início de sua adolescência. Traumatizada, ela consegue encontrar Ray, que trabalha em uma fábrica, com outro nome e tendo construído outra vida para ele, após passar alguns anos na prisão.

Os dois mantém um embate por várias horas, pelos cantos da fábrica onde Ray trabalha e que passa por uma estruturação. São várias feridas abertas, e durante a conversa deles aparecem flashbacks, mas o diretor mostra pouca coragem de mostrar os abusos sexuais sofridos por Una. Que se mostra dividida por vezes, não sabendo realmente o que quer. Se procura o amor de seu agressor ou puní-lo pelo que praticou quinze anos atrás.

Assim, "Una" fica no meio do caminho, sem coragem para se aprofundar em tema tão espinhoso. Enfim, acaba sendo um filme que não define o que realmente quer denunciar.

Duração: 1h34 min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: