Thursday, April 20, 2017

"Marguerite & Julien - Um Amor Proibido" (Marguerite & Julien)



"Marguerite & Julien - Um Amor Proibido" (Marguerite & Julien), direção de Valérie Donzelli, não conta uma história muito convencional. Pelo contrário, se aprofunda num tema deveras espinhoso, o incesto. A trama vai sendo explicada ao espectador direto de um orfanato, onde um grupo de meninas escutam atentas a trajetória de dois irmãos, que dão nome ao longa.

Passado em vários períodos - os personagens são mostrados no século XVII, mas também no presente, com cenas com helicópteros e carros -, vemos Marguerite (Anaïs Demoustier) e Julien de Ravalet (Jérémie Elkaïm), que desde pequenos nunca desgrudam, mostrando um imenso amor entre eles. Já na adolescência, os pais notam que algo diferente ocorre ali, e mandam Julien estudar fora, na esperança de que os jovens acabem se envolvendo incestuosamente. Mas quando Julien retorna, a paixão se mostra mais intensa. E Marguerite é obrigada a casar com outro homem, mas sem nunca esquecer o amor pelo irmão, que fará de tudo para resgatá-la.

O filme, apesar de seu tema chocante, por vezes se mostra entediante. Mas as atuações de Anaïs Demoustier e Jérémie Elkaïm são muito boas, principalmente da atriz. “Marguerite & Julien” ganha pontos, ainda, por sua cuidadosa fotografia e caracterização de época, e também bons momentos de cenas de sexo entre os irmãos, o que é um avanço, já que o tema é tabu.

Duração: 1h45min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: