Thursday, September 07, 2017

"It - A Coisa" (It)



Esta versão do clássico da literatura de Stephen King, lançado em 1986, é mais violento e assustador do que a versão feita para a TV em 1990 (assisti em uma fita VHS dupla), e que tinha Tim Curry (The Rocky Horror Picture Show) no papel do palhaço assassino Pennywise. Falo de "It - A Coisa" (It), dirigido por Andrés Muschietti. A trama fala sobre a entidade maligna que devora as crianças a cada 27 anos na fictícia cidade de Derry, no estado do Maine, na fronteira com o Canadá. Mas na realidade é uma metáfora para o sofrimento e o medo por que passam adolescentes nesta fase da vida.

Nesta nova versão nada dos personagens já adultos retornando à cidade para combater o palhaço. A história se passa em 1988 e foca em um grupo de jovens apelidados no colégio de "os perdedores" - seis meninos e uma menina que sofrem com o bullying dos colegas e também com a maldade dos adultos. O filme já começa violento, quando um garotinho brinca com seu barquinho de papel e é literalmente devorado por Pennywise (agora vivido por Bill Skarsgard, excelente), que se esconde em um bueiro.

Daí em diante outras crianças vão sumindo e os loosers começam a investigar e logo dão de cara com o sinistro palhaço. Mas fica claro que esta presença está apenas na mente deles. A verdade é que todos eles possuem traumas, como a menina que é abusada pelo pai, o rapaz negro que sofre com o racismo, o gordinho que tem vergonha de seu corpo, o garoto judeu que tem regras religiosas impostas em sua vida, ou o menino que sofre com a timidez por causa da gagueira e ainda o colega que tem uma mãe controladora e dominadora. Ou seja, combater Pennywise é confrontar os seus medos.

As referências aos anos 1980 estão todas lá, desde a trilha sonora, as roupas, muita lembrança de outro clássico escrito por Stephen King e que virou filmaço, "Conta Comigo" (Stand by Me). Até mesmo a série atual Strangers Things", que se passa naquela década recebe citações, inclusive com um de seus atores fazendo parte de "It", Finn Wolfhard. Ao seu lado os outros jovens atores: Jaeden Lieberher, Sophia Lillis, Jack Dylan Grazer, Wyatt Oleff, Jeremy Ray Taylor e Chosen Jacobs, todos com uma química espantosa, fazendo deste longa um filmaço.

Ah, os personagens já adultos devem aparecer na segunda parte, e que vai se passar em 2016....

Duração: 2h15min

Cotação: ótimo
Chico Izidro
Post a Comment