Friday, September 01, 2017

"Deserto do Deserto"




O documentário "Deserto do Deserto", dirigido por Samir Abujamra e Tito
Gonzalez Garcia, mira um povo esquecido pelo mundo: o Saharaui, habitantes do Saara Ocidental, país que durante mais de 90 anos foi colônia espanhola na África. Quando sonhava com sua independência em 1975, ano da morte do ditador Franco, os espanhóis barganharam o país com o Marrocos e à Mauritânia (que se retirou em 1979), que desde então controla o local com mão de ferro, transformando seus habitantes em cidadãos de segunda classe.


Muitos deles buscaram refúgio na Argélia - o Marrocos sufocou os Saharauis, deixando apenas uma pequena faixa territorial para morarem - no entorno existe um muro, protegido ainda por quase sete milhões de minas explosivas.


O diretor Samir Abujamra e o co-diretor, o franco-chileno Tito Gonzalez Garcia penetram neste território, entrevistando seus moradores - muito deles falando espanhol, pois serviram no exército espanhol durante a colonização, mas depois foram largados à própria sorte. São depoimentos tocantes e fortes, chamando a atenção para o drama que essas pessoas vivem.


O documentário termina num momento de grande tensão: Samir e Tito atravessam a pequena faixa que pode ser habitada pelos Saharauis, tentando chegar até o Oceano Atlântico - eles são acompanhados por soldados da etnia. E passando pelo vasto deserto quase acabam morrendo
quando o carro que estavam explode ao passar sobre uma mina. Momento tenso, e que os fez se colocarem no lugar daquele povo oprimido.


Duração: 1h26min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: