Thursday, September 14, 2017

"A Gente"



Com larga experiência em serviços penitenciários, pois trabalhou por sete anos na Casa de Custódia de São José dos Pinhais, vizinha a Curitiba, o diretor Aly Muritiba apresenta o bom documentário "A Gente". Na obra, ele , volta ao seu antigo trabalho, onde reencontra seus colegas, para acompanhar o cotidiano deles, que não é nada fácil.

Os agentes formam a Equipe Alfa, que tem 28 pessoas, de origens e formações diferentes, e que possuem a difícil missão de cuidar de mais de mil presos. O documentário foca, principalmente no agente Jefferson Walkiu, inspetor-chefe da instituição, que se divide entre o trabalho na prisão e como pastor em uma igreja batista. Podemos acompanhar o dia a dia destes profissionais, com todas as dificuldades e obstáculos - convenhamos, não é fácil lidar com presos perigosos e hostis.

E além disso, surgem os problemas, como falta de chaves para as algemas, ou apenas uma enfermeira para atender mil presidiários. Vemos as reuniões dos agentes, que ainda tem de driblar a burocracia e tentar evitar que os presos entrem em conflito. Uma realidade cruel.

Duração: 1h29min
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: