Thursday, September 28, 2017

“Pendular”



Dirigido por Júlia Murat e estrelado por Raquel Karro e Rodrigo Bolzan, “Pendular” é um filme complexo, que fala sobre a impossibilidade de comunicação entre uma dançarina e um escultor, que dividem um grande balcão, onde ela ensaia passos de dança e ele prepara um novo projeto.

A obra é baseada na performance Rest Energy, de Marina Abramović, artista da Sérvia, onde ela e Ulay, seu companheiro à época, se equilibravam enquanto ela segurava um arco e ele uma flecha que apontava para seu coração. “Pendular” aqui pega pesado numa relação entre um casal que tem projetos completamente opostos – e isso fica bem evidente em um momento onde após fazerem amor, ele diz que quer ter um filho com ela. A dançarina dá um pulo, horrorizada, e renega qualquer intenção de isso vir a acontecer.

Essas diferenças são mostradas com clareza desde os primeiros instantes, quando o casal aparece demarcando, com uma fita, os espaços que vão dividir no galpão. A relação, em nenhum momento, parece harmoniosa. Os conflitos estão sempre ali, mostrados em uma forma fria.


Duração: 1h45min

Cotação: regular
Chico Izidro


Post a Comment