Thursday, September 07, 2017

"Uma Mulher Fantástica" (Una Mujer Fantástica)



Dirigido pelo chileno Sebastián Lelio, "Uma Mulher Fantástica" (Una Mujer Fantástica), é protagonizado pela atriz transgênero Daniela Vega, que dá um show de interpretação na pele de Marina Vidal, garçonete e aspirante a cantora, que sofre um baque em sua vida, e começa a verificar que sua condição sexual não é aceita tão facilmente na sociedade.

Marina tem um relacionamento estável há mais de um ano com um empresário de meia idade Orlando (Francisco Reyes). Só que ele sofre um ataque cardíaco e acaba morrendo. Daí em diante, ela que vivia de certa forma protegida pelo namorado, começa a ver as pessoas reagindo com desprezo e até mesmo violência em relação a ela. Aos poucos, Marina vai se deparando com atitudes que mostram de que a sociedade ainda não está preparada para entender a sua condição.

A todo momento, ouve xingamentos, sofre um sequestro e é agredida por tentar comparecer ao velório de Orlando. A família dele, que era distante, vai aparecendo, primeiro querendo o carro de volta, depois o apartamento que ela dividia com o namorado. A tudo, Marina tenta se manter digna, mas sofre por dentro.

O filme de Sebastián Lelio é instigante, denso, ressalta a intolerância de pessoas que não conseguem aceitar o diferente. A atuação de Daniela Vega é intensa, e ela está praticamente em todas as cenas. Absoluta.

Duração: 1h34min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: