Thursday, September 07, 2017

"Polícia Federal - A Lei é Para Todos"



"Polícia Federal A Lei é Para Todos", dirigido por Marcelo Antunez, é uma adaptação de um livro escrito por Carlos Graieb e Ana Maria Santos, e retrata um dos momentos mais críticos da política brasileira atual, a Operação Lava-Jato, que vem colocando muito político e empresário atrás das grades. A obra glorifica, sim, os policiais, transformados quase em super-heróis, dignos e incorruptíveis. O filme é de difícil análise, diria espinhosa, pois todos temos uma opinião, um lado.

O longa foca no trabalho de policiais e procuradores da Polícia Federal, começando com a prisão do doleiro Alberto Yussef (Roberto Birindelli), mas de forma totalmente cinematográfica, com perseguições, fugas por escadarias. Passa também por outra prisão, do diretor da Petrobras
Paulo Roberto Costa (Roney Facchini), em outra romantização, com os policiais descobrindo contas secretas na Suíça em pedaços de papéis queimados em uma churrasqueira!!!! A trama mostra ainda quando a PF chega a residência do ex-presidente Lula, interpretado preguiçosamente e muito caricato por Ary Fontoura, que nem se deu ao trabalho de tentar reproduzir o sotaque do dirigente.

Os policiais mostrados no filme é uma mescla de vários profissionais que trabalharam nas investigações, mas há espaço para os personagens reais, que dão credibilidade ao filme, como o juiz Sérgio Moro (um dos ícones da lava-jato interpretado por Marcelo Serrado). A trama se encerra antecipando que uma parte dois está por vir.

Duração: 1h55min

Cotação: bom
Chico Izidro
Post a Comment