Thursday, February 15, 2018

"Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi" (Mudbound)



"Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi" (Mudbound), da diretora Dee Rees, é baseado no romance homônimo de Hillary Jordan, e tem como pano de fundo o miserável sul dos Estados Unidos nos anos 1940, onde imperava a segregação racial, violência, machismo, misoginia e pobreza. O filme mostra como duas famílias tentam se virar em um ambiente hostil.

Vemos duas famílias protagonistas, uma de brancos, onde se destaca Laura (Carey Mulligan, de As Sufragistas e sósia de Katie Holmes), casada com Henry (Jason Clarke, de Os Infratores). Os dois deixam a cidade para ir morar numa fazenda e logo descobrem que entraram numa roubada. Outro personagem importante da trama é Jamie (Garrett Hedlund), irmão de Henry, que retorna da Segunda Guerra Mundial destruído e alcoolatra, mas mesmo assim dono de um bom coração.

A outra família de negros vive na fazenda de Henry como se estivesse ainda na época da escravidão, trabalhando numa terra que não é sua. Nela se destaca o jovem Ronsel (Jason Mitchell, de Straight Outta Compton: A História do N.W.A.), o filho mais velho de Hap Jackson (Rob Morgan). Ele lutou na Segunda Guerra Mundial, onde conheceu um outro mundo, onde não importava a cor de sua pele, apesar de ele ter lutado contra os nazistas. Ao voltar para casa, nada mudou e sua atitude é vista como arrogante pelos racistas locais. E ele vai fazer amizade com Jamie, o que desencadeará sérios problemas.

A trama é forte, pesada, chegando a incomodar, pois é tudo tão cruel, tenso, que ficamos imaginando como que um dia homens podem ter tratado outros de uma forma tão absurda e abjeta apenas por causa da cor de pele diferente.

Duração: 2h14min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: