Thursday, February 08, 2018

"O Que Te Faz Mais Forte" (Stronger)



No ano passado, "O Dia do Atentado" reproduziu fielmente o ataque terrorista na Maratona de Boston em 2013, que vitimou três pessoas e feriu mais de 250. Agora, em "O Que Te Faz Mais Forte" (Stronger), direção de David Gordon Green, e baseado no livro de mesmo nome, escrito por Jeff Bauman e Bret Witter, é mostrado o que aquele atentado afetou as vidas humanas, principalmente na figura do próprio Jeff Bauman (vivido por Jake Gyllenhaal).

Jeff foi pego pelo destino, pois nem deveria estar presente no local de uma das explosões, mas ele foi lá para incentivar Erin Hurley (Tatiana Maslany), uma garota com quem ele mantinha um relacionamento amoroso marcado por idas e vindas. O jovem foi testemunha ocular, ao conseguir identificar um dos irmãos que praticaram o atentado, mas antes sofreu o pior, quando ele estava próximo a uma das bombas, e acabou perdendo as duas pernas. Assim como outros sobreviventes, ele se tornou um dos símbolos do slogan Boston Strong, criado para apoiar familiares de vítimas e mortos no atentado terrorista.

O filme acaba por tratar sobre os efeitos do atentado em famílias, em relacionamentos. Jeff teve de superar depressão, interesseiros que queriam se aproveitar de sua tragédia pessoal. E reaprender a caminhar, enfim a viver. Jake Gyllenhaal entrega uma atuação digna, fazendo um trabalho espetacular, mostrando aquele olhar de quem perdeu muito, mas precisa se recuperar, apesar dos percalços.
"O Que Te Faz Mais Forte" consegue fugir da armadilha que é cair, neste tipo de filme, em chantagens emocionais. O diretor David Gordon Green consegue acertar em realizar um drama forte, sem apelação.


Duração: 2h
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: