sexta-feira, agosto 24, 2018

"Gauguin – Viagem ao Taiti" (Gauguin Voyage du Tahiti)



Baseado em fatos reais, "Gauguin – Viagem ao Taiti" (Gauguin Voyage du Tahiti), direção de Edouard Deluc, mostra o retiro que o pintor francês decidiu fazer na última década do Século XIX, onde foi buscar inspiração para sua obra. Com visual impactante e ótima reconstituição de época, até mesmo mostrando um Gauguin beirando a aparência de um mendigo, o filme é muito bom.

O artista é interpretado pelo francês Vincent Cassel. A trama se inicia em 1891, quando Gauguin, cansado da sociedade francesa, abandona tudo e parte para a Oceania, mais exatamente o Taiti em busca de um recomeço e de inspiração para a sua arte. Não só encontra uma nova vida, como a nativa Tehura (Tuheï Adams), que viria a ser o amor de sua vida e sua maior inspiração, retratando-a em inúmeras obras, de uma beleza magnética.

Vincent Cassel, com um visual sujo, incorpora Gauguin de uma forma não tão surpreendente, pois o trabalho do ator é categórico. Enfim, uma grande atuação. Além disso, a fotografia do filme, mas também o ambiente ajudam. Um local quase selvagem, completamente diferente da hostilidade da cidade grande. Arte de tirar o fôlego.

Duração: 1h42
Cotação: ótimo

Chico

Nenhum comentário: