quinta-feira, agosto 09, 2018

"A Aparição" (L‘Apparition)



"A Aparição", do diretor Xavier Giannoli, tem um título que remete a um filme de terror ou suspense, mas a impressão é equivocada. A trama trata de religião, de fé, e para quem não acredita é simplesmente uma tortura passar por suas mais de duas horas - que beiram o tédio.

A história tem como foco o jornalista Jacques Mayano (Vincent Lindon), ateu, mas vivendo momento de crise após ter perdido um colega fotógrafo em uma emboscada na Síria. Ele é contatado pelo Vaticano para ajudar numa investigação, através de seu olhar neutro - uma jovem de 18 anos, Anna (Galatéa Bellugi), alega ter vista a Virgem Maria em pessoa em sua aldeia no sul da França. O local logo se torna centro de peregrinação e até mesmo de comércio.

"A Aparição", como é chamado pela igreja quando alguém alega ter testemunhado a presença da Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, acompanha assim o trabalho deste jornalista - um homem acostumado a lidar com fatos concretos, mas que precisa tentar entender como funciona a mente das pessoas que têm religião e acreditam em deus.

O resultado do filme beira a frustração. Arrastado, com roteiro por vezes confuso, mesmo que faça uma leve crítica ao mercantilismo oportunista e o abuso da igreja em relação a fé de seus fiéis.

Duração: 2h17
Cotação: ruim

Chico Izidro

Nenhum comentário: