Thursday, August 16, 2018

"Protetor 2" (The Equalizer 2)



A parceria entre o ator Denzel Washington e o diretor Antoine Fuqua iniciada em 2002 com o premiado "Dia de Treinamento" foi retomada em 2015 com "O Protetor", e volta agora com o mais violento ainda "Protetor 2" (The Equalizer 2).

No longa, Washington interprete o vigilante Robert McCall, que costuma ajudar as pessoas desconhecidas. Agora trabalhando como motorista de aplicativo Lyft, Robert passa os dias escutando os problemas dos passageiros, e volta e meia decide ajudá-los. Mas agora oas vilões decidem mexer em seus calos, ao matar sua amiga Susan, interpretada por Melissa Leo, e que trabalhava para a CIA. Assim, Robert sai ao encalço dos assassinos de Susan.

Apesar de violento, o filme não se resume a cenas de ação e correria, dando espaço para longos momentos de reflexão. E também mostrando o passado do mocinho, um ex-soldado e agente, que decidiu se afastar do mundo e se manter incógnito. Até momentos de humor acham lugar, como em uma cena que Robert provoca o vilão em frente à família dele.

A narrativa de "O Protetor 2" não apresenta novidades - por exemplo dá para sacar logo quem é o vilão, e o herói leva uma vida dupla, atormentando pela perda da esposa e procurando ser o pai substituto para um rapaz envolvido com gangues. Mesmo assim é uma obra impactante, com um final muito bom, cheio de tensão, e com Denzel Washington entregando uma atuação impar. Não poderia se esperar menos dele, não?

Duração: 2h01
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: