Thursday, April 19, 2012

Jogos Vorazes

"Jogos Vorazes", de Gary Ross, é mais um desses filmes baseados em séries de livros de sucesso, como Crepúsculo e Harry Potter. E supera os dois por, apesar de ser dirigido ao público infanto-juvenil, traz elementos com um perfil mais adulto, devido a sua violência. Em Crepúsculo, os vampiros não querem saber de sangue, enquanto que em Jogos Vorazes ele jorra facilmente.
Saído dos livros da escritora Suzanne Collins, retrata um futuro próximo, onde as guerras não existem mais. Só que agora os Estados Unidos estão divididos em 13 distritos, que têm de mandar um casal de jovens para uma série de batalhas, onde só um sobreviverá. A adolescente Kitness Evergreen (Jennifer Lawrence, de Inverno da Alma) se sacrifica no lugar da irmã mais nova, que havia sido a sorteada em seu distrito, ao lado do garoto Josh Hutcherson (Peeta, de O ABC do Amor, Amanhecer Violento e Zathura, ) e que esconde uma paixão por ela. Os dois são de uma comunidade paupérrima, de mineiros, mas por isso mesmo com grande instinto de sobrevivência.
Os jogos são como um big brother, onde todos os jogadores são largados numa floresta, observados por câmeras, têm romances incentivados e a violência e as traições são extremas. Numa cena chocante, um garoto de oito anos é degolado e seu olhar perante o assassinato é de arrepiar.
Jogos Vorazes é bem feito, com bons efeitos, tem ingredientes kitch - essencialmente com a população da capital, com suas roupas e perucas super-coloridas. E como nada se cria, tudo se copia, o filme bebe na fonte de filmes como O Sobrevivente, de 1987, com Arnold Schwarzenegger, Fahrenheit 451, de 1966, dirigido por François Truffaut, e Rollerball, de 1975, de Norman Jewison e com James Caan.
Enfim, Jogos Vorazes é surpreendente por juntar o novo e o antigo, com a adolescência e suas crises como pano de fundo.

Cotação: bom
Chico Izidro


No comments: