Thursday, April 19, 2012

Um Método Perigoso

No início do século passado, o psicanalista suíço Carl Jung começa um tratamento inédito e polêmico com uma paciente e fará parceria com Sigmund Freu. O trabalho é retratado em "Um Método Perigoso", de David Cronenberg, e tem a participação de um dos mais requisitados atores do momento, o alemão Michael Fassbender, e o queridinho do diretor, Viggo Mortensen, além de Keira Knightley. O filme exige atenção total, pois tem diálogos inteligentes e cada cena é cuidadosamente trabalhada, destacando-se também a reconstituição de época e o figurino.
A trama começa em 1904, quando Jung recebe no hospital onde clinica a paciente judia-russa Sabina Spielrein. Deprimida, histérica, reprimida sexualmente, a jovem acabará unindo Jung e Freud num primeiro momento. Ao pegar uma paciente com tais características naquele período, o que outros médicos fariam seria o tratamento de choque, entre outras agressões ao corpo humano. Jung propõe a cura pela conversa.
Anos depois, os dois romperiam, quando Jung colocaria elementos religiosos em seus trabalhos. O suíço, aliás, terá um romance com sua paciente, mesmo sendo casado e pai de quatro filhos. Sua esposa era uma mulher rica, mas subserviente.
Fassbender aparece em quase 90% das cenas, e segura as pontas com categoria, mostrando ser um excelente ator. Seu Jung tem elementos brincalhões, mas também de um homem atormentado. Mas quem rouba cada cena que surge é Viggo Mortensen como Freud. E ele deve ter feito um trabalho de desintoxicação, pois Freud fumava compulsivamente um charuto atrás do outro. Tanto que morreria de câncer em Londres em 1939, exilado, pois havia sido expulso de Viena pelos nazistas um ano antes.
Keira Knightley, no entanto, acaba sendo o elo fraco como Sabina Spielrein. Ela extrapola em sua caracterização, e foi duramente criticada nas exibições do filme na Europa. E com razão. Keira chega ao limite da irritação, principalmente quando puxa o queixo para a frente e mostra os dentes. Um exagero desnecessário num belo filme.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: