Thursday, April 05, 2012

Xingu

A banda heavy metal Iron Maiden descreveu muito bem o que aconteceu com os índigenas americanos em Run to the Hills, do disco The Number of the Beast, de 1982 - "o homem branco veio pelo mar, nos trouxe dor e miséria, matou nossas tribos, matou nossas crenças..."
Enfim, o homem branco dizimou quase toda a população de índios no continente americano. No Brasil, na década de 1940, os sílvicolas caminhavam para a extinção quando os irmãos Villas Bôas decidiram desbravar o interior do país - que até hoje, devido a sua dimensão, ainda é imensamente desconhecido. Orlando, Claudio e Leonardo largaram as suas vidas na cidade grande e optaram por viver no meio da mata. E em 1962, foram pilares fundamentais na criação do Parque Nacional do Xingu, território localizado no Mato Grosso, onde ficam até hoje abrigadas diversas etnias indígenas.
A tajetória dos irmãos é vista em Xingu, de Cao Hamburguer, o mesmo diretor de O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias. As interpretações de João Miguel, do filme Estômago, Felipe Camargo, das novelas globais e ex-marido de Vera Fischer, e Caio Blat, de Batismo de Sangue, são primorosas, com destaque para João Miguel como Claudio, o mais radical dos irmãos. Ele é quem mais se empenha em conhecer a cultura índigena, inclusive aprendendo os diversos dialetos usados pelas tribos, enquanto que Orlando (Felipe Camargo) é o encarregado de fazer a ponte com o governo. O lado mais fraco é o de Leonardo (Caio Blat), que acaba quebrando uma regra determinante, o de se envolver com uma índia, tendo um filho com ela e sendo expulso do projeto pelos irmãos mais velhos. Deprimido, acabaria morrendo devido a problemas cardíacos um pouco antes da criação do parque.
A fotografia do filme é lindíssima e primorosa. E a ressaltar a participação dos índios que moram no parque e que viveram os seus antepassados - a cena em que o cacique viaja pela primeira vez de avião é divertidíssima.
O problema de Xingu é uma certa falta de didatismo em certos momentos. Cao Hamburguer teve o cuidado de colocar na tela datas, locais, mas pecou em não deixar claro quem eram determinadas pessoas mostradas no longa. Um exemplo é a aparição do ex-presidente Jânio Quadros, que só é reconhecido por quem conhece um pouco mais a fundo a história.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: