Thursday, July 19, 2012

Beaufort



O excelente documentário "Restrepo" mostrava o dia a dia de uma divisão do exército americano nos confins do Afeganistão na segunda metade da década de 2000 (o filme chegou às telas em 2010). Bem, deste período e só agora saindo no Brasil, temos o ótimo drama de guerra israelense "Beaufort" (2007), direção de Joseph Cedar.

A trama é praticamente a mesma, não fosse o fato de um ser obra de ficção e o outro uma história real. "Beaufort" é uma base avançada de Israel no Líbano, controlada pelo exército israelense desde 1982, quando da guerra dos dois países naquele ano - aqui cabe lembrar outro ótimo filme sobre o conflito, a animação "Valsa Para Bashir". Após duas décadas e meia de controle do local, os israelenses sairão de lá (a ação se passa em 2000). O que temos em "Beaufort"? Um grupo de soldados contando as horas para sumir daquele canto inóspito, onde são constantemente alvo de mísseis lançados pelos guerrilheiros do Hamas. E como em "Restrepo", não se vê o inimigo. Apenas os mísseis chegando e trazendo o pânico e às vezes a morte.

Apesar do grande número de soldados lotados na base, apenas um grupo deles ganha destaque. Como por exemplo o jovem Liraz Liberti (Oshri Cohen), que toda a hora tem seu comando posto à prova em Beaufort. Ou o soldado que sonha em dar baixa, partir para Nova Iorque se juntar à noiva, ou o que deseja viver da música, apesar da contrariedade dos pais.

"Beaufort" lembra ainda outro drama de guerra, o oscarizável "Guerra ao Terror", principalmente na cena em que um dos soldados tenta desarmar uma bomba no meio do nada, e vestindo um daqueles trajes desconfortáveis. Não espere muita ação em "Beaufort", onde a preocupação maior é mostrar cada segundo tedioso e apavorante do cotidiano dos militares israelenses.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: