Saturday, May 04, 2013

"Homem de Ferro 3"




Sempre fui fã de quadrinhos, desde muito piá. Mas ultimamente não tenho me empolgado com a transposição de meus heróis para a telona. Em "Homem de Ferro 3", de Shane Blake, mais uma vez a decepção se faz presente. O Homem de Ferro, interpretado por um cada vez mais renascido Robert Downey Jr. permanece engraçadinho e sedutor. Porém está em um relacionamento sério com sua secretária Peper (Gwayneth Paltrow). E como mostra no início da história, passada em 1999, dando um salto de 12 anos no tempo, Stark se humanizou, depois de usar, abusar e ignorar outras pessoas. E nada mais atual, quando ele também tem de lidar com o terrorismo em pleno terrorismo americano, quando o vilão Mandarim (Ben Kingsley) ameaça a segurança interna dos Estados Unidos, inclusive a vida do presidente do país.

Até a metade, a história flui instigantemente, ganhando forte impacto quando Tony Stark, num arroubo de arrogância, e apesar de ter se humanizado ao longo do tempo, não se consegue sempre esquecer sua essência, provoca o Mandarim, inclusive passando o endereço de sua casa! Claro que o vilão não demora para atacar, numa cena espetacular. E antes um adendo: o Homem de Ferro é um caso raro, se não único de super-herói que não esconde a sua identidade, andando entre os mortais com a maior naturalidade do mundo. E voltando. Na sequência do ataque à casa de Stark, que passa mais tempo no filme em sua forma civil, o filme não morre, mas fica terrivelmente chato. Principalmente quando é introduzido o chato garoto Harley (Ty Simpkins), que em momentos improváveis, irá ajudar o Homem de Ferro a combater o inimigo, que mostrará ser muito mais ameaçador do que aparenta ser.

E aí o sinistro Mandarim, inspirado claramente em Osama Bin Laden, viverá uma transformação totalmente inesperada - uma atuação especial de Ben Kingsley. Na parte final, uma overdose de armaduras do Homem de Ferro, que ganham vida longe do corpo de Stark, em cena completamente anticlimax e irritante...

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: