Thursday, November 06, 2014

"Interestelar"

"Interestelar", dirigido por Christopher Nolan, de "O Cavaleiro das Trevas" e "A Origem", trata de apocalipse, de esperança, de desespero. Ficção científica de quase três horas, traz visual arrebatador e trilha sonora poderosa e, às vezes, angustiante. Num futuro não tão distante assim, a subsistência do ser humano se resume a milho, nada mais. E mesmo este vem sendo devastado por violentas tempestades de areia. A população mundial está sendo dizimada. O jeito encontrado é buscar um outro planeta que possa receber os humanos. E é aí que entra Cooper (Mathew McConaghey), ex-piloto, que agora viúvo, vive numa fazenda com o sogro (John Litgow) e os dois filhos, Tom, de 15 anos (Timothée Chalamet), e Murph, de dez anos (Mackenzie Foy). Os dois não têm muitas expectativas. O garoto pode, segundo análises da escola, apenas seguir a profissão de fazendeiro. Já a esperta Murph é considerada encrenca na escola por tentar mostrar aos colegas que o homem já pisou na lua, o que a professora considera um absurdo.

Cooper aceita a missão da Nasa de partir para o espaço, mesmo que isso possa custar nunca mais ver os seus filhos. Ele aceita e viaja junto com Brand (Anne Hathaway) e outros dois astronautas, vasculhando planetas que possam ser habitáveis. Nessa jornada, a linha espaço-tempo é acentuada - a idade de Cooper é ampliada e de repente, ele passa a ter a mesma idade de sua filha, para mais adiante, ela ficar mais velha do que ele. Murph, que na adolescência é vivida pro Mackenzie Foy, passa a ser interpretada por Jessica Chastain na idade adulta. E ela, devido a sua inteligência superior, busca achar na Terra uma forma de salavar o destino da humanidade.

O elenco de "Interestelar" mostra-se afiado, com atuações que beiram a perfeição. O filme abraça teorias científicas reais, mas não testadas. No final, Nolan quase deixa a maionese desandar, ao criar uma solução fantasiosa demais. Mas do jeito que o mundo está sendo tratado, é de se temer o que "Interestelar" prega. É legal ainda ver a presença de veteranos como Michael Caine, como o projetista da viagem de Cooper, e
Ellen Burstyn vivendo Murph idosa.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: