Thursday, November 27, 2014

"Boyhood - Da Infância à Juventude"

O diretor Richard Linklater já havia feito o laboratório na trilogia "Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr-do-Sol" e "Antes da Meia-Noite", onde acompanhou o casal Jessie e Celine (Ethan Hawke e Julie Delpy) ao longo de 20 anos. Pois em "Boyhood - Da Infância à Juventude", ele alcançou a excelência ao observar durante 12 anos a vida de um garoto, Mason (Ellar Coltrane). Quando as filmagens começaram em 2002, o protagonista tinha apenas cinco anos de idade. Durante esse período, a equipe se reunia todos os anos, por alguns dias para tocar um pouco mais a história. No final, Mason estava com 18 anos.

Na trama, Mason mora com a mãe Olivia (Patricia Arquette) e a irmã Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor). O pai é vivido por Ethan Hawke e aparece de vez em quando, para levar as crianças para passear. O roteiro não inventa muito, mostrando o crescimento de Mason, o desajuste da família - a mãe se envolve romanticamente com homens errados, e é comum o abandono de lares apenas com a roupa do corpo. A passagem do tempo surge de forma sutil, sem indicações na tela. Notamos pelas mudanças físicas dos personagens e pela trilha sonora. Logo no começo, Samantha canta "Oops, I did again", de Britney Spears, clássico pop lá do começo dos anos 2000.

A transformação de Patricia Arquette é a mais gritante. No começo, ela está linda, corpo violão e vai, no passar dos anos, perdendo o vigor físico. Mason vai adotando cortes diferentes de cabelos ao longo dos anos. O projeto de "Boyhood - Da Infância à Juventude" foi arriscado, porque o garoto, Ellar Coltrane, poderia simplesmente ter desistido da empreitada, se perdido no meio do caminho. Mas não, ele se manteve fiel, neste belo retrato da juventude americana neste início de século XXI.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: