Thursday, November 27, 2014

"Saint-Laurent"

Dois filmes no mesmo ano sobre o mesmo personagem, no caso o estilista franco-argelino Yves Saint-Laurent (1936-2008). O primeiro foi para as telas no começo do ano e se chamou "Yves Saint-Laurent", e tinha o aval do fiel escudeiro do artista, seu ex-marido e parceiro comercial Pierre Bergér. E mostrava a vida de YSL desde a infância até a morte. Já "Saint-Laurent", dirigido por Bertrand Bonello, fixa-se apenas em uma década da vida do estilista, exatamente entre os anos de 1967 e 1976, o auge de sua criatividade.

E por ser mais específico, mais centrado, torna-se melhor. Esta década foi, além de criativa, de desbunde para YSL, que trabalhava arduamente em seu ateliê, era casado com Pierre Bergér (Jérémie Renier), mas não abria mão dos casos extra-conjugais, ao mesmo tempo que consumia doses industriais de drogas. O filme traz ótima reconstituição de época e quase em seu término recria um dos maiores desfiles feitos pelo estilista em Paris nos anos 1970. Nenhuma cena é gratuita, nem mesmo as homoeróticas, com closes de frontais masculinos.

YSL vagava por Paris a noite, em busca de aventuras sexuais, mas também frequentava boates. E numa dela conseguiu contratar uma modelo, que tornaria-se grande amiga, Renée (Valérie Donzelli). O estilista é interpretado perfeitamente por gaspar Ulliel, de "Hannibal, A Origem do Mal". Ele não se mostra caricato, e pegou bem a essência de seu personagem.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: