Thursday, November 13, 2014

"Uma Viagem Extraordinária"

O garoto T.S. Spivet (Kyle Catlett, o filho do serial killer do seriado The Following) é o grande destaque do divertido "Uma Viagem Extraordinária", dirigido pelo francês Jean-Pierre Jeunet, de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e "Delicatessen". T.S. vive numa fazenda em Montana com uma família disfuncional - o pai acha que é um cowboy do Velho Oeste, a mãe passa o tempo pesquisando sobre insetos e a irmã mais velha só se preocupa com concursos de beleza. Havia ainda o irmão gêmeo, Layton, que morreu num acidente com uma espingarda.

Pois T.S., apesar de ter somente dez anos, acaba criando uma geringonça e é premiado pelo Instituto Smithsonian, em Washington D.C. Só que no instituto não sabem que ele tem só dez anos. A história, então, restrita à fazenda, acaba tornando-se um road-movie, com o garoto fugindo de casa para buscar o prêmio. E nesta viagem que o filme ganha graça, com T.S. embarcando num trem e depois pegando carona com um caminhoneiro, sempre se escondendo das autoridades, afinal, ele é considerado fugitivo.

O garoto, além de superdotado, tem uma imaginação fértil e daí o diretor tem boas sacadas, mostrando os pensamentos viajandões de T.S., que tem na atuação de Kyle Catlett seu trunfo. O visual do filme, com seu forte colorido, e seu tema de fuga lembra muito o também ótimo "Moonrise Kingdom".

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: